Compostagem e o reaproveitamento de resíduos em casa

A compostagem está cada vez mais em voga e não é à toa. Hoje a América Latina, como um todo, joga 145 mil toneladas de orgânico por dia em aterros. Um número gigantesco! O problema é que esses resíduos se misturam com outros tipos de lixo, impactando o meio ambiente, gerando emissão de gases de efeito estufa (GEE) e chorume tóxico.

 

Por isso, a saída está em suas mãos. Destinar corretamente os resíduos orgânicos, fechando o ciclo de nutrientes e transformando em adubo é a grande sacada da compostagem e pode ser feito em casa.

 

Vale lembrar que, assim como a compostagem voltada à reciclagem de grandes volumes de lixo orgânico, a compostagem doméstica está alinhada aos princípios da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que visa eliminar os lixões a céu aberto .

 

Benefícios da compostagem

 

A compostagem é um processo biológico e pode ser considerado uma espécie de reciclagem do resíduo orgânico. Ele acelera a decomposição do material orgânico, recuperando os nutrientes dos resíduos orgânicos e leva-os de volta ao ciclo natural, enriquecendo o solo para agricultura ou jardinagem.

 

Além disso, o chorume produzido no processo da compostagem com minhocas (que é uma das possibilidades de compostagem) pode ser utilizado como adubo líquido (na proporção de dez partes de água para uma de chorume) e como pesticida (na proporção de meia parte de chorume e meia de água borrifada nas plantas).

 

VEJA TAMBÉM: Como a Finlândia faz a gestão de resíduos?

 

Qual o impacto da compostagem no meio ambiente?

 

A reciclagem e reaproveitamento de resíduos têm impacto significativo e grande importância para a solução de problemas ambientais contemporâneos com a contribuição direta na redução de passivos ambientais e prevenção da poluição do solo, rios e lagos provocada por contaminação e descarte incorreto. Com a transformação das características dos resíduos em material rico em nutrientes, a compostagem promove a valorização de resíduos, antes sem relevância e que seriam destinados a aterros sanitários, em adubos e fertilizantes orgânicos compostos, exercendo papel importante na preservação do meio ambiente.

 

Você já conhecia a alternativa da compostagem doméstica e seus benefícios ambientais? A possibilidade de realização do processo provoca uma reflexão acerca de todos os resíduos orgânicos que geramos no dia a dia e que usualmente consideramos apenas como lixo.

 

Se você ficou interessado em saber como fazer, logo vamos lançar um manual de compostagem completo!

Facebook
Twitter
LinkedIn