Com as festas de final de ano, a quantidade de resíduos gerada pelas famílias acaba aumentando. Existem, inclusive, algumas estimativas que apontam o aumento de 30% de resíduos nessa época.
O problema é que com o clima de férias, muita gente acaba esquecendo da importância de separar e encaminhar corretamente. Por isso, separamos algumas dicas que podem te ajudar nessa hora:
Festas em casa
Receber gente em casa é muito bom, mas o cuidado com os resíduos precisa ser dobrado. Dessa forma, o ideal é que você sinalize os recipientes para cada tipo de lixo, orientando seus visitantes para que se atentem na hora de dispensar algo. Assim, você encaminha tudo corretamente e ainda tem menos trabalho no fim da festa!
Também é importante evitar os descartáveis. Por mais chato que seja lavar a louça depois, é muito pior para o meio ambiente receber todo aquele plástico e isopor que são dispensados.
Festas nos espaços públicos
Se a celebração vai acontecer ao ar livre, lembre de levar sacos para carregar todos os resíduos. Depois você pode descartar em uma lixeira ou separar tudo em casa. O importante é não deixar nada espalhado por aí, hein? Além de ser perigoso (vidros quebrados, por exemplo), causa sujeira e trabalho acima da média para os responsáveis pela limpeza da cidade.
Cuidados na hora da separação
Essa época serve para renovar o compromisso com a construção de um mundo melhor, certo? Aproveite o espírito e cuide do resíduo que você gera. Um trabalho pequeno, mas que causa um impacto no trabalho de quem vai recolher e separar depois e ainda mais no meio ambiente.
Embalagens de presente
Sabe aquelas embalagens metalizadas de plásticos que a maioria dos lugares embrulha os presentes? Então, elas não são recicladas. Por isso, o ideal é optar por embalagens de pano ou papel ou reaproveitar embalagens plásticas que estão guardadas.
Mas se você ganhou pacotes plásticos e não vai guardar, o destino deles é no não reciclável.
Latinhas
Separe as latinhas e encaminhe com os recicláveis. Inclusive, prefira latinhas ao vidro – elas são mais recicladas no país hoje.
Vidros
Os vidros também são encaminhados com os recicláveis, mas atenção: se tiver algum quebrado, utilize uma garrafa pet ou tetra pak para encaminhar. Corte a garrafa, coloque os pedaços do vidro dentro, junte com a parte de cima e feche com uma fita adesiva. Se for muita coisa, opte por caixas de papelão, vedando sempre e sinalizando que contem vidro quebrado.
Papéis
Os papéis também são recicláveis, desde que estejam limpos, secos e, de preferência, só dobrado. Explicamos aqui porque não amassar o papel na hora de dispensar:
Os guardanapos sujos são direcionados para o orgânico.
Restos de comida
Os restos de comida podem ser colocados na composteira ou encaminhados com os orgânicos. Eles devem ser separados dos recicláveis.
Ficou com alguma dúvida? Conta pra gente nos comentários!