Gestão de resíduos e seus desafios para administradoras e síndicos

A gestão de resíduos de um condomínio começa antes mesmo dele existir. Quando se inicia a obra de um empreendimento, seja grande ou pequeno, existe grande geração de resíduos, os quais podem e devem ser separados ainda no canteiro de obras. No Brasil existem normas e procedimentos que devem ser seguidos desde o armazenamento, no transporte e principalmente na destinação final de todos os resíduos gerados. Assim que implantados, os desafios na gestão dos resíduos continuam. No dia a dia de um condomínio os resíduos precisam ser separados ainda dentro dos espaços individuais de cada morador, cada escritório, cada consultório. Atividades específicas que produzam resíduos da saúde, por exemplo, ainda tem normas e responsabilidades específicas para cada tipo.

Para o síndico ou para as administradoras de condomínios, a gestão destes resíduos pode ser um grande desafio. A gestão de resíduos depende da ação de vários agentes, sendo de responsabilidade compartilhada de todos. O processo inicia ainda na escolha de produtos que cada indivíduo traz para dentro do condomínio. A partir daí, é necessário que no momento do descarte, haja armazenamento correto, seguro e separado por tipo. Um dos maiores desafios está justamente na conscientização dos indivíduos que irão separar e encaminhar aos residuários seus resíduos. É de suma importância que haja informações disponíveis, claras e um local bem sinalizado para que o armazenamento seja feito de forma certa.

Para cada tipo de resíduo há um armazenamento específico e destinação diferenciadas. É importante que não haja mistura destes diferentes tipos de resíduos, pois caso isso ocorra, ocorre contaminação, impossibilitando a reciclagem ou logística reversa dos resíduos. Quando ocorre esta contaminação ou mistura de resíduos, a destinação será o aterro sanitário, acarretando em maiores custos financeiros para o condomínio. Mudanças simples no ambiente condominial geram grandes resultados. O síndico e as administradores tem papel fundamental na mudança de hábitos e sensibilização dos indivíduos envolvidos. Ao tratar a gestão de resíduos como parte da gestão condominial, o síndico promove a mudança de um problema em solução, podendo gerar economia, bem-estar, inclusive valorização dos imóveis.

Neste processo é importante observar os erros comuns, identificá-los e então tomar ações para solucioná-los. Os desafios mais comuns em condomínios são o acúmulo de volumosos, descarte de especiais como pilhas e eletrônicos misturado com resíduos não recicláveis, mistura de recicláveis com orgânicos e principalmente a falta de engajamento coletivo. A promoção de campanhas de sensibilização, a adequação dos locais de armazenamento dos resíduos e a seleção de empresas e associações comprometidas com a coleta e destinação correta destes resíduos evitam problemas e organizam a gestão dos resíduos.

A Oudiser Brasil é pioneira na gestão de resíduos condominiais em Curitiba, atingindo mais de 70.000 pessoas nos mais de 13 anos de atuação. Atendendo todas as demandas envolvidas no processo de gestão de resíduos em condomínios, nossa equipe está preparada para promover junto com as administradoras e síndicos as mudanças e melhorias necessárias, facilitando o dia a dia da gestão condominial.

Entre em contato com a nossa equipe e conheça nossos serviços!

Facebook
Twitter
LinkedIn