Dia da Amazônia: conhecendo nosso patrimônio

No dia 05 de setembro é comemorado o Dia da Amazônia, data instituída para conscientizar sobre a importância da maior floresta tropical do mundo e da sua biodiversidade para o planeta. O assunto, infelizmente, anda mais em voga do que gostaríamos e a preocupação acerca da floresta só aumenta.

Por isso, a ideia aqui é trazer consciência e tornar a floresta mais próxima mesmo de quem mora em grandes centros urbanos – afinal, a gente já sabe que se a Amazônia é afetada, todos nós também somos.

E como fazer isso? Para além dos números tristes, resolvemos trazer dicas de filmes e documentários que podem ampliar sua visão sobre a floresta e tudo que ela engloba. Vamos lá?

Waapa

O documentário propõe um mergulho inédito na infância Yudjá e nos cuidados que acompanham o crescimento das crianças no parque indígena do Xingu.

O filme mostra como o brincar, a vida comunitária e as influências de uma relação espiritual com a natureza influenciam essas crianças, que transitam por todos os espaços da aldeia com total liberdade para brincar.

O filme está disponível gratuitamente na plataforma videocamp até o dia 12 de setembro.

Amazônia Eterna

O filme expõe grandes equívocos e aponta possíveis caminhos para que a humanidade passe a enxergar a maior floresta tropical do mundo em suas várias camadas: social, política e econômica.

No filme, esta equação desafiadora é discutida por empresários, políticos, ambientalistas, economistas e populações indígenas e ribeirinhas – estes últimos os guardiões de modelos milenares de exploração da floresta sem impactos ambientais, herdeiros da generosidade da natureza, mas excluídos das estatísticas e políticas públicas básicas.

Chico Mendes: eu quero viver

O filme mostra a trajetória de Chico Mendes, líder seringueiro no Acre, em defesa da Amazônia. Com registros feitos entre 1985 e 1988, acompanhamos Chico Mendes na organização dos seringueiros em defesa da floresta, no nascimento da Aliança dos Povos da Floresta, e na luta pela demarcação das primeiras reservas extrativistas na Amazônia. O filme mostra, ainda, a trama armada para seu assassinato e as repercussões no Brasil e no mundo.

O filme está completo no YouTube.

Amazônia

Neste filme inusitado sobre a natureza, um macaco-prego criado em cativeiro sobrevive a um acidente de avião. Agora, ele precisa se virar sozinho na selva amazônica.

Um filme fofinho para assistir com toda a família e tem na Netflix:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Receba novidades e dicas ambientais no seu e-mail!