Faça você mesmo: saco de lixo de jornal

A prática de rejeitar sacolinhas no mercado está virando um hábito no Brasil. O uso de ecobags, carrinhos e caixas de papelão tem ajudado nisso. Mas e na hora de jogar o lixo fora, como você faz para substituir a sacola? Uma alternativa é usar um saco de lixo feito de jornal!

Ele pode ser usado no lixo do banheiro e para demais lixos secos da sua casa. Em vez de utilizar um monte de sacolinhas, prefira o saquinho de jornal ao longo da semana. No momento de levar o conteúdo acumulado para fora de casa, use apenas um saco de lixo bem grande.

Há casos de residências que praticam a compostagem dos resíduos orgânicos, o que facilita ainda mais a substituição das sacolinhas plásticas pelo uso do papel, uma vez que o resíduo úmido é reduzido a níveis mínimos.

E para te ajudar a colocar isso em prática, vamos fazer um passo a passo de como confeccionar o saco de lixo de jornal:

Passo 1:

Você pode usar uma, duas ou até três folhas de jornal juntas, para que o saquinho fique mais resistente. Tudo no origami começa com um quadrado, então faça uma dobra para marcar, no sentido vertical, a metade da página da direita e dobre a beirada dessa página para dentro até a marca. Você terá dobrado uma aba equivalente a um quarto da página da direita, e assim terá um quadrado.

Passo 2:

Dobre a ponta inferior direita sobre a ponta superior esquerda, formando um triângulo, e mantenha sua base para baixo.

Passo 3:

Dobre a ponta inferior direita do triângulo até a lateral esquerda.

Passo 4:

Vire a dobradura “de barriga para baixo”, escondendo a aba que você acabou de dobrar.

Passo 5:

Novamente dobre a ponta da direita até a lateral esquerda.

Passo 6:

Para fazer a boca do saquinho, pegue uma parte da ponta de cima do jornal e enfie para dentro da aba que você dobrou por último, fazendo-a desaparecer lá dentro.

Passo 7:

Sobrará a ponta de cima que deve ser enfiada dentro da aba do outro lado, então vire a dobradura para o outro lado e repita a operação.

Passo 8:

Pode parecer difícil, mas é só seguir os passos. Depois do primeiro, vai fluir! Quando fizer, conta pra gente se deu certo! 🙂

Essa publicação olhou para a seguinte ODS:Abrindo a parte de cima, eis o saquinho!

Sequência de imagens para te ajudar:

Pode parecer difícil, mas é só seguir os passos. Depois do primeiro, vai fluir! Quando fizer, conta pra gente se deu certo! 🙂

Essa publicação olhou para a seguinte ODS:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Receba novidades e dicas ambientais no seu e-mail!