Festas de final de ano: direcione corretamente seu resíduo

Com as festas de final de ano, a quantidade de resíduos gerada pelas famílias acaba aumentando. Existem, inclusive, algumas estimativas que apontam o aumento de 30% de resíduos nessa época.
 
O problema é que com o clima de férias, muita gente acaba esquecendo da importância de separar e encaminhar corretamente. Por isso, separamos algumas dicas que podem te ajudar nessa hora:
 
Festas em casa
 
Receber gente em casa é muito bom, mas o cuidado com os resíduos precisa ser dobrado. Dessa forma, o ideal é que você sinalize os recipientes para cada tipo de lixo, orientando seus visitantes para que se atentem na hora de dispensar algo. Assim, você encaminha tudo corretamente e ainda tem menos trabalho no fim da festa!
 
Também é importante evitar os descartáveis. Por mais chato que seja lavar a louça depois, é muito pior para o meio ambiente receber todo aquele plástico e isopor que são dispensados.
 
Festas nos espaços públicos
 
Se a celebração vai acontecer ao ar livre, lembre de levar sacos para carregar todos os resíduos. Depois você pode descartar em uma lixeira ou separar tudo em casa. O importante é não deixar nada espalhado por aí, hein? Além de ser perigoso (vidros quebrados, por exemplo), causa sujeira e trabalho acima da média para os responsáveis pela limpeza da cidade.
 
Cuidados na hora da separação
 
Essa época serve para renovar o compromisso com a construção de um mundo melhor, certo? Aproveite o espírito e cuide do resíduo que você gera. Um trabalho pequeno, mas que causa um impacto no trabalho de quem vai recolher e separar depois e ainda mais no meio ambiente.
 
Embalagens de presente
 
Sabe aquelas embalagens metalizadas de plásticos que a maioria dos lugares embrulha os presentes? Então, elas não são recicladas. Por isso, o ideal é optar por embalagens de pano ou papel ou reaproveitar embalagens plásticas que estão guardadas.
 

 
Mas se você ganhou pacotes plásticos e não vai guardar, o destino deles é no não reciclável.
 
Latinhas
 
Separe as latinhas e encaminhe com os recicláveis. Inclusive, prefira latinhas ao vidro – elas são mais recicladas no país hoje.
 
Vidros
 
Os vidros também são encaminhados com os recicláveis, mas atenção: se tiver algum quebrado, utilize uma garrafa pet ou tetra pak para encaminhar. Corte a garrafa, coloque os pedaços do vidro dentro, junte com a parte de cima e feche com uma fita adesiva. Se for muita coisa, opte por caixas de papelão, vedando sempre e sinalizando que contem vidro quebrado.
 

 

Papéis

Os papéis também são recicláveis, desde que estejam limpos, secos e, de preferência, só dobrado. Explicamos aqui porque não amassar o papel na hora de dispensar:

Os guardanapos sujos são direcionados para o orgânico.

Restos de comida

Os restos de comida podem ser colocados na composteira ou encaminhados com os orgânicos. Eles devem ser separados dos recicláveis.

Você também separou roupas e não sabe para onde encaminhar? Nesse post, a gente explica o melhor destino para cada peça!

Ficou com alguma dúvida? Conta pra gente nos comentários!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn