Ideias para um dia dos pais com sensibilidade ambiental

O dia dos pais acontece todo segundo domingo do mês de Agosto e é uma data para celebrarmos a pessoa que nos deu a vida, seja na nossa concepção, na nossa criação, seja aquele que foi a figura paterna que nos ensinou o que somos e sabemos. Pai é aquele que mostra o caminho, que educa e dá limites. Pai é amor e carinho, proteção e exemplo. Pensando neste sentido, que tal mostrar para seu pai como ter uma celebração sustentável e engajada com as questões ambientais? Para promover um dia dos pais sustentável, vamos te ajudar trazendo algumas super dicas para presentes e atividades que podem ser feitas neste dia tão especial. Vamos juntos?

Produtos de bambu

Existem inúmeras opções de produtos feitos de bambu. Graças à sua beleza, flexibilidade e resistência pode ser encontrado desde escovas de dente a aparelhos de barbear. Se o seu pai segue a linha gourmet ele vai adorar ganhar travessas, tigelas, espátulas e jogos de talheres em bambu. Se ele se interessa por arquitetura e decoração, é possível encontrar vasos cadeiras e floreiras feitos neste resistente material. O lado bom do bambu é que, além de durável, o material é 100% biodegradável e não polui o planeta, podendo até ser plantado após seu descarte sem agredir o meio ambiente.

Cursos online

Estudar de forma sustentável hoje é possível acessando inúmeros vídeos e cursos pagos na internet. Cursos EAD, especializações, cursos de curta duração e inúmeras palestras e cursos práticos podem ser um super presente para o pai que tem um sonho e precisa de um incentivo. Pode ser um curso de idioma ou mesmo algum workshop de bioconstrução, culinária, fotografia etc. Livros online também são uma ótima dica! Caso seu pai não seja muito de tecnologia, visite os sebos da sua cidade, certamente você vai encontrar algo que vai agradar e ainda colocará em prática a Reutilização, que é um dos 5 R’s da sustentabilidade (Repensar, Recusar, Reutilizar, Reparar e Reciclar).


Presente feito em casa

Você pode fazer um lindo cartão declarando seu amor para seu pai explorando sua criatividade com canetas coloridas, fitas, botões e o que mais você encontrar. Uma garrafa PET pode virar um lindo vaso com temperos ou flores. Latas de metal podem virar um divertido telefone sem fio. Sabe aqueles CDs que você não usa mais? Eles podem virar lindos porta-copos ou móbiles. Uma camiseta que não usa mais pode virar uma sacola retornável. Garrafas vazias de vinho ou uísque podem ser transformadas em vasos ou luminárias. Pneus podem servir como base para floreiras ou virar um balanço.. Um disco de vinil pode virar um relógio de parede… são muitas opções!

Roupas sustentáveis

Para quem gosta de presentear com roupas, o mercado da moda sustentável oferece opções lindas e de qualidade. Geralmente são produtos feitos com o reaproveitamento ou a reciclagem de materiais. Camisetas feitas com 100% algodão orgânico ou bambu são algumas alternativas. Há também bolsas feitas com lona de caminhão ou mangueiras de incêndio, extremamente resistentes e impermeáveis. Antes de comprar pesquise empresas que se preocupem com o meio ambiente, que não promova exploração do trabalho de seus funcionários, que destine corretamente seus resíduos e que utilizem matéria prima de forma responsável. Já é possível encontrar calçados feitos de

reciclagem de plásticos retirados dos oceanos, com solado de pneus e muitos mais. Faça uma pesquisa e você irá se surpreender com as opções que existem.

E então, já decidiu qual o presente sustentável que seu pai irá ganhar? Passeios ao ar livre, uma caminhada com uma conversa ou uma refeição gostosa também são presentes que marcam momentos inesquecíveis. O maior presente que seu pai pode ganhar é o seu carinho e atenção.

Agora que você já sabe o que vai fazer com seu pai neste domingo, não esqueça de dar um abraço bem apertado nele e separar os seus resíduos de forma correta na hora do descarte.

Feliz dia dos Pais!!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Receba novidades e dicas ambientais no seu e-mail!