LAR ECOLÓGICO 2 – DICAS PARA UM BANHEIRO MAIS SUSTENTÁVEL

Olá! Esta é mais uma edição da série Lar Ecológico – dicas importantes para deixar a sua casa mais sustentável!

Hoje vamos falar sobre o banheiro! Local onde fazemos nossas necessidades fisiológicas e cuidamos de nossa higiene. Um local de grande importância e que demanda de muitos cuidados com a limpeza.Entretanto, muitos dos produtos que usamos em nosso dia-a-dia podem ser agressivos ao meio ambiente.

Hoje iremos mostrar algumas dicas para manter a nossa higiene e a limpeza do banheiro de forma mais responsável. Vamos lá?

No uso diário

1 – Começando pelo básico. Como está seu consumo diário de água ao usar o banheiro? Nada de demorar no banho ou deixar a torneira ligada na hora de escovar os dentes ok?

2 – Outra dica importante, é verificar se há vazamentos, seja nas torneiras ou no vaso sanitário.

3 – Ao comprar chuveiros, opte por modelos econômicos, de baixo fluxo. E lembre-se, reduzir o consumo de água, neste caso, é também contribuir com maior economia de energia.

4 -Instale torneiras com arejadores, bem como descargas de duplo acionamento.

5 – Você usa chuveiro a gás? Então colete a água que sai do chuveiro antes de aquecer e use-a para outros fins, como em substituição à descarga do banheiro.

Ao fazer a destinação dos resíduos

6 – Não jogue outros tipos de resíduos a não ser aqueles gerados no próprio banheiro  – com uma exceção. Fitas adesivas, por serem, também, não recicláveis. E recicle ou reutilize os rolos de papel higiênico, existe uma série de novos usos que você pode dar para este objeto![1]

Um outro resíduo que precisa de cuidado são os medicamentos. Medicamentos vencidos são considerados resíduos especiais. Separe-os e faça o descarte nos residuários especiais do seu condomínio. 

Ao fazer a Higiene

Opte por produtos mais ecológicos. Hoje já estão disponíveis no mercado, uma série de produtos de higiene e cosméticos chamados eco friendly que, além de não serem testados em animais, oferecem soluções de embalagens mais ecológicas.

Ao fazer a limpeza do banheiro

O mesmo vale ao fazer a limpeza do banheiro. Busque soluções mais ecológicas para realizar a sua limpeza, como o bicarbonato de sódio.Você sabia que o bicarbonato de sódio é um poderoso agente de limpeza? Além de ser mais ecológico, é mais barato e tem diversas utilidades! 

Busque novas opções, também, para deixar um bom aroma no banheiro. Evite o uso de aromatizadores em aerosol. Em vez disso, opte por outras soluções, como os difusores de vareta.

Este foi mais um quadro da série Lar Ecológico! Gostou das dicas? Então não deixe de curtir e compartilhar com seus familiares, amigos e vizinhos! Até a próxima!

Referências:

Ecycle

Salve o meio ambiente – Seleções

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn