Presentes de natal: 3 dicas essenciais

Antes de comprar seus presentes de natal, preste atenção em 3 dicas essenciais para entrar nessa época com o pé direito. Aliás, antecipadamente ao corre-corre de compras, questione-se: quem fabrica estes presentes? E para onde eles irão quando não forem mais usados? Acompanhe:

1. Artesanal: palavra mágica

2. Slow design: a tendência que veio para ficar

3. Doações: uma vida mais leve

 

1. Artesanal: palavra mágica

Você conhece quem fabrica seus presentes? Em qual condição essa pessoa está e quem está lucrando com isso? Pois é. Por isso mesmo, convidamos você a consumir produtos locais, de amigos, conhecidos e pequenos empreendedores. Há uma riqueza de possibilidades desde marcas de roupas autorais até chocolates, sabonetes e aromatizantes naturais. Incentive a economia local, compre dos pequenos produtores!

Cerveja artesanal, móveis artesanais, decoração, sabonete artesanal… essa palavra mágica agrega valor a qualquer produto. E não é sem motivo: a qualidade dos produtos artesanais é, em geral, bem maior que a dos produtos industriais. Que tal procurar um produto mais especial para dar neste natal?

 

 

2. Slow design: a tendência que veio para ficar

Ao contrário do senso comum de que “tempo é dinheiro”, o conceiro slow propõe que as pessoas reflitam sobre o que está ao seu redor, seja a refeição que será consumida, a roupa que vai usar, a cadeira que vai sentar ou o presente a comprar.

No slow design tudo é produzido de maneira a respeitar a matéria prima, a mão-de-obra e o usuário final. Além disso, conforto é algo que se reflete na parte funcional e estética de cada produto.

Outras palavras que marcam o slow design é reutilização, sustentabilidade, responsabilidade ambiental e social. O objetivo é mesmo diminuir o impacto ambiental no processo de manufatura dando atenção especial aos materiais utilizados, à otimização da logística e da mão de obra.

O Design ao Vivo é uma instituição que ensina e fomenta o slow design em Curitiba. Entre em contato com Bernadete Brandão e saiba como apoiar e comprar produtos do slow design. Natal consciente está em alta, entre nessa!

 

 

3. Doações: uma vida mais leve

Marie Kondo é uma escritora japonesa considerada a mais nova guru da arrumação. Autora do livro “A Mágica da Arrumação”, ela ensina maneiras efetivas de organização que também mexem positivamente com nosso emocional. Marie Kondo defende, por exemplo, que devemos nos desapegar de todos os objetos que não nos trazem mais alegria.

Outra dica é a de se livrar de “roupas de ficar em casa”, como moletons velhos e confortáveis. Eles só ocupariam espaço. Livros que você nunca leu? Doe, diz Marie. Não é preciso aceitar tudo que ela aconselha, mas que tal seguir uma dica simples? Para cada nova aquisição, doe uma roupa antiga.

Alegre o natal de alguém com suas doações e vire o ano com o armário e a vida mais leve!

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Receba novidades e dicas ambientais no seu e-mail!