Uma Páscoa amiga do Meio Ambiente

A páscoa é comemorada em diversas religiões, principalmente judaico-cristãs, mas o Candomblé e a Umbanda também comemoram. Apesar de não ser comemorada em todas as religiões, a data é respeitada por todos. Neste ano de 2019 será comemorada no dia 21 de Abril. Seu significado é bastante profundo. Durante a quaresma, o jejum corresponde não somente ao jejum alimentar, mas também jejum de atitudes e pensamentos ruins. É um momento de introspecção e de se reinventar, buscando tornar-se um ser humano mais empático, amoroso e pacificador. Durante as comemorações deste período, costuma-se preparar a casa com enfeites de imagens de coelhos e ovos. Os ovos tem o significado de nascimento e o coelho significa fertilidade, abundância. Que tal aproveitarmos esse momento de reflexão e adotar atitudes mais sustentáveis?

Como comemorar a páscoa de maneira mais sustentável

Ao selecionar objetos de decoração, opte por reutilizar adereços já existentes em sua residência, produzindo seu chocolate e ovos em casa, aproveitando esses momentos para refletir sobre sua vida e para conviver com seus familiares e amigos.

Você pode produzir sua decoração em casa, montando uma árvore de páscoa, conhecida pelo termo alemão Osterbaum. A árvore é uma tradição do cristianismo, mas pode ser usada como decoração para qualquer família. Ela é montada com um galho seco e nos galhos são colocadas ou penduradas cascas de ovos coloridos, simbolizando a alegria da vida.

 
Como fazer os ovos: Existem duas técnicas para pintar os ovos: Você pode cozinhá-los, esperar esfriar e pintar as cascas. Mas lembre-se que assim eles ficarão pesados e podem acabar quebrando os galhos. Outra maneira é fazer um furo numa das bordas do ovo, com cuidado, utilizar uma tesoura afiada e recortar um círculo. Deixar todo o conteúdo interno do ovo escorrer, passar água corrente, deixar secar um pouco e pintar com muita delicadeza sua casca. Você também pode rechear as cascas com amendoim doce ou chocolates pequeninos e fechar com um paninho ou pedaço de papel utilizando cola quente. Para pintar, não esqueça de utilizar tintas ecológicas e ao grudar enfeites, reutilize coisas que já tem em casa 😉 E depois ainda é possível aproveitar as casquinhas pintadas e fazer um mini vasinho para temperos!!
 

Você também pode reaproveitar recicláveis que tem em casa para fazer cestas, coelhos e outras decorações. Com uma embalagem de leite longa vida, é possível recortá-la, decorá-la e fazer dela uma embalagem, enchendo de ovinhos de chocolate para dar de presente.

Ou utilizar uma garrafa PET ou potes plásticos para fazer uma cestinha de ovos.

Faça a sua parte, evite gerar novos resíduos, reutilizando e reciclando o que já tem na sua casa. Consulte seus vizinhos e familiares e veja se eles também tem materiais diversificados para decorar seus coelhos e embalagens artesanais.

 

Com essas pequenas mudanças de hábito, além de gerar momentos prazerosos e de reflexão, você estará evitando que esses resíduos acabem com a páscoa das futuras gerações. Vamos juntos promover o bem, a comunidade e a preservação do meio ambiente para uma Páscoa de verdadeira renovação.

 

Feliz páscoa sustentável!!!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn