Estamos passando por um momento bastante novo para todos. Os resíduos gerados em casa também precisam de um cuidado especial para não propagar o vírus no ambiente. Confira nossas Ecodicas:
- Todo o resíduo reciclável gerado em sua casa é encaminhado para a Cooperativas de recicláveis. Seu resíduo será manipulado por diversas famílias cooperadas e precisamos cuidar para que elas não se contaminem também.
- Ao trazer os alimentos e produtos para dentro de casa, você precisa se atentar para higienizá-los antes de guardar em sua casa. Lembre-se que esses produtos foram manuseados por várias pessoas antes de chegar até você. Você pode utilizar: água e sabão; ou álcool 70%; um produto de limpeza com álcool ou ainda água sanitária. Esses produtos tem o poder de desinfecção!
- Mantenha seu resíduo bem embalado, fechado e separe corretamente resíduos recicláveis de não recicláveis. Não esqueça de proceder com a limpeza e lavagem dos resíduos recicláveis como de costume antes de encaminhá-los.
- Caso você ou algum familiar esteja contaminado com o COVID19, o resíduo da casa deve ser embalado em dois sacos e identificado. Avise o síndico que você está em isolamento e que seu resíduo pode estar contaminado.
- Ao encaminhar seus resíduos até o residuário, lembre-se de trocar suas roupas e calçados, eles podem trazer o vírus para dentro de sua casa.
- Os coletores de resíduos ficaram cheios? Não se preocupe, durante a quarentena, é natural o aumento do volume de resíduos nos condomínios. Poderão haver mudanças nos horários e dias de coleta.
- Caso tenha disponibilidade, doe produtos de limpeza e higiene para os cooperados, pois o trabalho deles ajuda a mantermos nossas cidades limpas e livres de vetores transmissores de doenças. O serviço de coleta não pára e deve ser valorizado!
Saiba mais sobre recomendações sobre o corona vírus e seus resíduos no site da ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental em: https://abes-dn.org.br/?p=33224