Você sabe o que é um Condomínio Lixo Zero?

Lixo Zero, Zero Waste, Zéro Déchet, Keine Verschwendung… o conceito “Lixo Zero” é parte de um movimento mundial. Você pode estar de férias em outro continente mas, se falar “Zero Waste”, as pessoas vão entender ou ao menos ter noção sobre o que você está se referindo.

O termo “Lixo Zero” vem do inglês “Zero Waste” e significa promover o máximo aproveitamento dos resíduos e correto encaminhamento dos recicláveis e orgânicos. De acordo com essa lógica, a palavra “lixo” não existe: tudo pode ser encaminhado e transformado corretamente. “Lixo” só existe quando misturamos todos os tipos de resíduos, impedindo assim que a reciclagem e a compostagem sejam feitas.

O que seria um Condomínio Lixo Zero, então? Você saberia explicar?

01: O que é uma gestão Lixo Zero

Um Condomínio Lixo Zero tem gestão que não permite a geração de lixo. “Isso é possível?”, questionam os céticos. “Sim!”, respondemos com orgulho: “é quando não ocorre mistura de resíduos recicláveis, orgânicos e rejeitos”.

Os condomínios atendidos por nós fazem parte do nosso Programa ECOatitude e assim são referência na gestão de resíduos sólidos. Fazemos o máximo para que o conceito lixo zero seja implantado com sucesso!

Além disso, nós contamos com parceiros especiais nessa jornada: são empresas locais socialmente e ambientalmente responsáveis que coletam e encaminham os resíduos dos condomínios

 

02: O que acontece no Programa ECOatitude

O Programa ECOatitude é feito em condomínios residenciais e comerciais. O objetivo é transformar os condomínios em ambientes ambientalmente conscientes, em harmonia com o planeta!

Para isso, nós realizamos a coleta de resíduos separada em cinco categorias incluindo a de especiais, doações e reciclagem. Cada categoria é encaminhada para o local mais adequado por nossos parceiros.

Os isopores, por exemplo, vão para a Associação Corbélia, que é pioneira na reciclagem desse material e emprega 25 pessoas da comunidade, em sua maioria mulheres.

Conheça o Programa ECOatitude!

 

Além disso, os condomínios são enquadrados na Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS), recebem certificação e também uma consultoria integral de educação ambiental.

Como toda a logística é estrategicamente pensada por nós, há redução da geração de resíduos no condomínio, maior praticidade na gestão dos residuários e melhoria da limpeza dos residuários.

Mas nada é perfeito: para existir um condomínio Lixo Zero de verdade, isso depende de cada um. Isso depende de você! É preciso que cada morador separe corretamente seus resíduos.

 

 
Para darmos esse empurrão de conscientização nos moradores, no ECOatitude nós fazemos ações de sensibilização ambiental dentro dos condomínio como ECOpapos e ECOsaraus. E distribuímos materiais de educação ambiental como os ECOjornais.
 

 

03: Uma Cidade Lixo Zero

Criar Condomínios lixo zero é apenas parte do nosso sonho. O que queremos é uma cidade lixo zero! Com foco nisso, nosso parceiro coletivo Curitiba Lixo Zero que organiza a Semana Curitiba Lixo Zero. Dê uma olhada na programação, vai até dia 28 de outubro! E é gratuita. Para mais informações, clique neste link.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn